terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sistema Cardiovascular

Resumão:
Sistema Cardiovascular
uma vasta rede de tubos de vários tipos e calibres que permite a comunicação de todas as partes do corpo através do sangue impulsionado pelo coração.”

Funções
  1. Transporte: Nutrientes, Gás (O² e CO²),Hormônios e Excretas Nitrogenadas (Ureia,ácido Úrico)
  2. Regulação: Temperatura Corpórea
  3. Defesa: Plaquetas:coagulação Anticorpos e Leucocítos

Circulação
Pulmonar (pequena circulação) - Coração -Pulmão -Coração , Encontramos o CO²  como o principal gás e ocorre do Lado Direito do Coração

Sistémica (grande circulação) - Coração -Tecidos - Coração, Encontramos o O² como o principal gás e ocorre do Lado Esquerdo do Coração


Como ocorre Todo o Processo de Circulação Cardíaca!

COISAS QUE VOCE DEVE SABER ANTES DE COMEÇAR!
  1. Todo o sangue que chega no nosso coração são por VEIAS
  2. Todo o sangue que sai do nosso coração são por ARTERIAS
  3. Quando cito (TECIDOS) me refiro á todas as partes do corpo
  4. Sangue Venoso( com CO²)
  5. Sangue Arterial ( com O²)
  6. Respiração Celular 
  7. Troca Gasosas.
Essa figura (Horivel) ira lhe ajudar a entender melhor o processo!

Vamos "SUPOR" que o coração é esse Quadro em Vermelho com 2 Átrios e 2 Ventrículos, entre eles as válvulas Tricúspide (direito) e Bicúspide (Esquerdo).


------------------------------------
I- O sangue venoso chega ao coração pelas Veias Cavas Superior e Inferior entram no Atrio Direito,Passam pela Valvula Tricuspide, chegam no Ventriculo Direito e é impulsionado para os Pulmões pela Arteria Pulmonar onde haverá a troca gasosa.

II- Depois das  trocas gasosas o sangue Arterial sai do Pulmões pelas Veias Pulmonares onde chegam no Atrio Esquerdo passam pela valvula Biscupide ou Mitral, chegam no Ventriculo Direito e o sangue é impulsionado para a Arteria Aorta que leva o sangue Arterial para os Tecidos.

III- Apos a Respiração Celular o sangue Arterial transforma-se em Sangue Venoso e retorna ao coração para o recomeço do proceso!


TECIDO CARDIACO

T. Contratil: Músculo Cardiaca, encontramos nos Atrios e Ventriculos, mesma contração que o musculo esqueletico a diferença é que a contração é muito maior, ritmica e involuntaria
T. não contratril: Fibroso e Cartilagionoso encontramos nas Valvulas cardiacas (Tri e Bicuspide, Pulmonar e Aortica)
T. Excito Condutor: Nodos,feixes e nas fibras de condução ( as quais dão a ritmicidade e velocidade variaveis)

------
O músculo Esqueletico Cardiaco é composto por fibras que se dispõem lado á lado (interligadas) e por isso é chamado de Sincício, os quais juntam e se separam entre si pelas "Junções de Aberturas", assim existe uma grande vantagem pois nesse tipo de disposição de fibras o impulso , uma vez atingindo uma célula passa com grande facilidade ás outras.
  • Sincício Atrial e o Sincício Ventricular
Os dois são separados por uma membrana tecido fibroso. Isso possibilita que a contração nas fibras que compõem o sincício atrial ocorra em tempo diferente da que ocorre no sincício ventricular.
Isso concorre para a perfeição do batimento cardíaco,ou seja, enquanto o átrio se contrai (sístole) o sangue é ejetado para ventrículo (em diástole), e quando o átrio relaxa (diástole), o ventrículo se contrái (sístole) proporcionando assim o fechamento das válvas e impulsionando o sangue para as artérias. Portanto, o "atraso" dos impulsos, ocasionado pela membrana de tecido fibroso entre átrios e ventrículos, causa diferença de contração  entre eles.
Agora sabemos que existe dois tipos de Sincício, e o como eles auxiliam no Batimento Cardiaco, Iremos conhecer mais sobre o Sistema de Purkinje que é direciona á esse tema .

SISTEMA DE PURKINJE

Sistema Condutor e Excitatório, Formado por Fibras Excitavéis.


Esse Sistema explica como chega o impulso nervoso no coração ,na hora que o Sangue entra no atrio, e como ele passa  fazendo a Contração dos Atrios e Ventriculos.
Novamente uma figura (não muito bonita)!

Nesse "nosso coração" vemos uma bolinha vermelha localizado na base superior do atrio direito proximo a veia cava superior essa bolinha chama-se Nodo Sinu-atrial ou Nodo Sinusal , ele recebe o impulso nervoso (IN) e passa para a outra bolinha vermelha no "centro" do coração localizada no septo interventricular,que é chamada no Nodo Atrio-Ventricular.

NOTE:
O impulso que vem  lá do cantinho e desse por todo septo interatrial e quando chega no septo interventricular passa á outro Nodo.

Quando o IN chega no Nodo Atrio-Ventricular, passa por todo Septo interventricular onde fica Localizado alguns feixes conhecidos por Feixe A-V.
Esses Feixes A-V impulsionan o IN,até os Ramos Direito e Esquerdo do Feixe de Hiss.

O feixe de Hiss como é conhecido Leva o IN para os Ventriculos D e E.


CONTINUANDO...
Acoplamento Excitação Contração

Apos todo esse percurso no Coração, o Estimulo (Impulso Nervoso IN) vai chegar aos Neuronios....

IN passa pela Sinapse (Junção neuromotora) , chega na Fibra Muscular, entra no Sarcolema (membrana plasmatica da cél. muscular), Tubulos T (onde fica armazenado Calcio), passa pelos Reticulos Sarcoplasmaico, ocorre a Liberação de Ca++, vai para o sarcoplama , onde Promove a contração Muscular.

Outra figurinha para tentar auxiliar no estudo!




Esse motão de coisas,ocorrer em menos de segundos no nosso coração, todas as HORAS...

Um comentário:

  1. Eu achei bem legal a forma de explicar mas no item II da grande circulação é ventrículo esquerdo e não direito.
    "...Atrio Esquerdo passam pela valvula Biscupide ou Mitral, chegam no Ventriculo _Direito e o sangue é impulsionado para a Arteria Aorta..."
    Seria esquerdo!

    ResponderExcluir